quinta-feira, 22 de março de 2012

Era uma vez uma cidade com lindas calcadas de pedras portuguesas

E ja que estamos falando de saltos... As calcadas de pedras portuguesas do Rio de Janeiro sao lindas, um verdadeiro patrimonio historico, e eu certamente seria a primeira a protestar se quisessem subtituir as pedrinhas pretas e brancas por um concreto sem a menor graca. Mas quem ja andou de saltos nas belas calcadas, sabe que e' um verdadeiro teste para o Cirque de Soleil - se voce conseguir nao torcer o pe, esta aprovado! Ontem mesmo, ao chegar do trabalho, fui acometida por um otimismo irracional, resolvi nem subir para mudar o "traje" dos pezinhos para as minhas amadas havaianas (que alem de nao ter cheiro e nao soltar as tiras, nunca me decepcionam! E se voce nao se lembra desses anuncios das havaianas, provavelmente e' jovem demais para lidar com temas tao profundos quanto os discutidos nesse blog). Me mandei direto para o supermercado. Ora, eu so precisava comprar umas frutinhas e o supermercado fica a 3 quadras da minhas casa. Doce ilusao... Os pezinhos foram e voltaram sofrendo, assim como eu que tentava, em vao, manter a pose e o andar de quem esta no catwalk. Tolinha... Mas no fundo, o que mais tem me incomodado nas pedrinhas portuguesas ultimamente e' o fato de que elas destroem a aparencia de qualquer salto. Bastam 5 minutos para que elas facam com que seu salto pareca que foi martelado por todos os lados. O porem e' que recentemente comprei um par de sapatos que me faria sentir tao poderosa quanto a propria Angelina, nao fosse o fato de que nao consigo usa-lo. Sim, pois a maison da pessoa que vos escreve fica tao proxima ao burburinho, que seria ridiculo pegar um carro para encontrar as amigas naquele bar ou restaurante que tanto combina com os sapatos poderosos e assim preserva-los do massacre. Passa dia, entra dia, eu calco os sapatinhos e logo me vem a cabeca a imagem daqueles saltos maravilhosos todos marcados pelas pedrinhas bicolores. E eu, troco os sapatinhos por uns sem metade da bossa e me vou, andando cabisbaixa pela calcadas destruidoras. Depois de muito pensar no assunto, cheguei a conclusao de que o que falta e' um principe, que venha buscar os sapatos e leva-los para brilhar em publico. E ja que nao sou Cinderela para ficar esperando que o principe venha ate a mim, vou a luta atras do principe que ira salvar os sapatinhos da masmorra. Torcam por mim!

4 comentários:

  1. Fantástico!
    Trabalhei por uns meses no Rio, no Centrão, e lembro bem do massacre causado pelas pedrinhas portuguesas nos meus saltos, fora a quantidade de vezes que fiquei descalça, no meio da rua, já que o salto ficava agarrado entre as pedrinhas e o meu pé(zão) seguia descompromissado e desnudo até o próximo passo em falso.
    Eu tenho uma dica que a minha mãe me ensinou tempos atrás - porque as nossas calçadas em Boa Viagem, também eram de pedra portuguesa, mas elas foram criminosamente arrancadas por um prefeito que tem todo o meu desafeto, e substituídas pelo tal concretão - a dica é: ande na pontinha dos pés! Assim o salto não toca a pedra e você ainda dá uma trabalhada na panturilha, rs...
    Faço isso sempre que posso para salvar meus saltos, mas, por mais acostumada que você esteja com a posição, não dá para ir muito longe, como ontem, por exemplo... O centro de Lausanne segue aquela linha torta de ladeiras sem fim e ruazinhas medievais todas em pedra. O massacre ao salto é o mesmo. Evito usá-los quando sei que baterei perna, mas tem dias que a gente faz qualquer sacrifício por eles, e ontem foi um desses dias. Andei tanto me equilibrando na ponta dos pés, que comecei a sentir dor em um músculo que nem sabia que existia: aquele músculo lateral, sabe?, entre a batata da perna e aquele outro músculo da frente que "reclama" quado a gente corre!? Fora que você parece uma ema, andando desse jeito...
    É amiga, acho que o príncipe é a solução!

    ResponderExcluir
  2. qua qua qua qua qua! Flá eu tb concordo que as pedrinhas devem ficar mas, vamos falar para o Sr seu Prefeito coloca-las beeem juntinhas e fazer o teste da passarela. Quanto ao príncipe, as vezes é melhor um belo salto com solado vermelho, se é que me entedes do que o pão duro que não vai pagar uma corrida de taxi para vc, ou ter um carrinho decente para te levar, na verdade pode até ter o carro decente mas nnao tem a gentileza... Ou quando vc anda lado a lado e o príncipe se transforma em Forest Gump que corre e não se atenta que vc está de salto, precisa ir devagar alem de estar apreciando o momento. Segue, segue com seus sapatos e manda pro sapateiro q o príncipe a vida se encarrega.
    PS: andar exercitando a panturrilha merece um post

    ResponderExcluir
  3. O que seria da minha vida sem o google? Descobri a solução!! Meninas, a Arezzo tem um protetor de saltos. Genial! Vou comprar vários e mandar paras as minhas amigas do "estrangeiro".

    http://www.trendencias.com.br/marcas/arezzo-lanca-protetores-de-salto

    ResponderExcluir