quarta-feira, 21 de março de 2012

O que você precisa saber sobre NY vol I


Você precisa saber que a temperatura muda de repente. Você precisa saber que a arquitetura é magnífica. Você precisa saber que encontrará qualquer coisa que procurar, porém, você precisa saber que não é para visitar o “ponto zero” entre 8:00 am ou 10:00 am, pois correrá risco de atropelamento por “pés”.

Sim, NY é uma das cidades mais populosas do mundo. - Também não pode parar para atender o telefone no meio da Av. Lexington entre a 42th e 44th street, pois correrá o mesmo risco. Se sair da Grand Central nos horários de pico, somente ande para onde a multidão esteja andando, não importa, você pára para averiguar o mapa e a direção assim que avistar uma porta de qualquer lojinha, não páre nem para ver que tipo de loja, entre! Pode ser de brinquedos, café, perfumes, bebidas, revistas, já disse que não importa, salve-se e veja onde está.

Há uns meses fui a uma entrevista em downtown as 8:00 am da manhã, imaginem aquela delícia de metrô! Mas, para o metrô eu estava preparada, não estava preparada era para a enxurrada de gente saindo debaixo da terra, eu de um lado, e mais outros 5 a 10 corredores de saída do trem subterrâneo para a superfície. Você anda. O meu sapato era novo, como todo o visual para a promissora entrevista, só que o sapatinho resolveu dar um show de “atacação”, era de frente, de lado, atrás e eu andando, eu sentia as bolhas nascerem e estourarem, tudo isso sem saber muito se eu estava na direção certa, mas Manhattan neste horário só tem uma mão, a mão downtown. A vontade de parar para arrumar o “dito cujo” era imensa, mas ao espiar de rabo de olho aquela gente, gente mesmo, multidão atrás de mim, quase cheirando o meu cangote, um pânico me vinha e eu andava. Eu tentava enxergar uma árvore, um poste, uma coluna, uma parede para encostar, e era só parede de gente. Andei algumas boas milhas até conseguir cruzar da esquerda para a direita e entrar num café. E nessas horas eu quero socar as placas de push, porque eu sempre puxo! Claro que eu puxando a porta do café e todas as pessoas que saíram dos 5 a 10 escadas do metrô se afunilando nas ruas e andando freneticamente eu fui empurrada e atropelada umas 20 vezes, quase perdi minha bolsa, mas não caí.

Neste ponto não conseguia andar mais um quarteirão inteiro com aquele sapato, meu pé estava em carne viva, e eram os dois então não dava nem para mancar. Fui para a entrevista, porque nessas horas o corpo solta um “Q” de adrenalina que não te deixa tirar do foco maior – A entrevista – Fui arrastando os pés como se fossem patins. Não deu, parei na primeira loja de sapatos que avistei e achei um único par disponível do meu tamanho: uma sapatilha dourada com gliter dourado!!! Torci o nariz, baixei a cabeça e falei com vergonha: Eu vou levar.

Além da barra da calça ficar arrastando no chão, a sapatilha chamava mais atenção que EU, a entrevistada, não adiantava nem dar cambalhotas, a “brilhosa” me ofuscava.

Voltei para casa descalça, sem emprego, na contra-mão, mas fora do horário de pico.

Agora, você deve saber que em cada quarteirão da ilha você achará 2 Starbucks, as vezes do mesmo lado da rua, as vezes no lado contrário e para cada um Starbuck você achará 4 Dry Cleanears, 3 Nail Salon e 2 casas de massagens. Por fim entendi porque existem tantos serviços de massagem de pé! Foi lá que afoguei minha mágoa do dia, relaxei e deixei uma tip enorme para a massagista que sorria sem parar: uma sapatilha dourada de gliter

4 comentários:

  1. Estou delicidada com o jeito que você contou essa estória! Senti as bolhas crecendo e estourando nos meus pés e que descrição fantástia da cidade!

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa, acredito piamente que um sapato machucando é pior do que dor de dente e não nos leva muito longe...

    ResponderExcluir
  3. Mulher sofre um bucadinho com os saltos altos, agora entendo a moda NY de FLATS e a ms usuarias de tennis cm terninhos hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre puxo as portas tb! Depois de morar em NYC, vc percebe que Sex and the City eh uma propaganda enganosa do Manolo Blanik... Nao ha alma no mundo que consiga andar de salto por quadras e quadras com aquela cara de feliz da Carrie Bradshaw!

    ResponderExcluir