sábado, 4 de fevereiro de 2012

Eu ou Quem?

Hoje eu acordei esquisita, talvez porque ontem fui dormir esquisita. O sonho era esquisito. O que é esquisita? Se eu soubesse usaria qualquer outra palavra ao invés de esquisita. Eu tento definir, mas só sei achar que sou esquisita, é uma sensação assim: como se estivesse fora de mim e de repente não fosse mim mesma, fosse outra “mim”. Quantas “mim” eu devo ter? Talvez eu não tenha contado quantas por ser tarefa difícil, ou talvez não tenha contado por medo.

Eu tenho uma “mim” que adoro, a que me alegra, sorri por dentro, me eleva, eu sei quando ela se apresenta. Quando estou com esta “mim” ou este “eu” por dentro e por fora, fico apta a tudo, de visitas ao pet shop a “shots de tequila”. Por fora este mim está sempre ali, para o porteiro, zelador e as pessoas da sala de jantar. (Marisa Monte)

O “eu” esquisito, ou um deles, quer chorar, descabelar, ou perguntar para Deus, Universo, Estrela ou você aí: por quê e mais por quês. O mais esquisito é que numa audácia, este mesmo “eu”, tenta responder e divaga sobre questionamentos infindáveis e se abstrai do trânsito; da conversa da festa; da aula de step; esquece de trancar a porta ou deixa o cachorro pora fora pois meu “eu” está quase chegando a conclusões e não pode se distrair com as tarefas básicas. Este “eu” encontra um certo aconchego numa taça de vinho e ouve a mestres como Toquinho e Vinícius que lhe respondem: A vida é uma grande ilusão mal nasce começa morre Sim! É isto que quero saber! E quero saber mais, porque eu sou eu e não você? Nesses dias, deste “eu” é como se “eu” vivesse no mundo da terra, que atrapalha suas andanças no mundo da lua onde tudo é mais profundo e atormentador e real para este. A terra se transforma num grande palco para atuar e realizar tarefas assim: iguais.

O outro “eu” é o mais comum, racional, presente, mas o igualmente distraído, porque está fazendo a lista do supermercado na reunião com o chefe e pensando na reunião quando está pagando no caixa registradora. Esta sou eu, meus “eus” amado(s), tanto desligado(s), mas nada despreocupado(s). Aliás, despreocupada é que não sou, em nenhum dos meus “eus”, porque a preocupação é como uma respiração para vários dos meus “eus”. Uma necessidade absurda, a que se não existir eu invento, ou o outro “eu” inventa, assim como invento os questionamentos, ou então descubro que nem os invento são parte de mim, da raça humana de dos soberanos pois concordo: Uma vida não questionada não merece ser vivida. (PLATÃO) E quem sou “eu” ou o outro “eu” para dizer o contrário.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É, amiga, não posso oferecer a "filosofia do sapato" para todos esses seus "eus", mas garanto que ela ajuda em momentos de esquisitice, quando os questionamentos são muitos e tudo o que você deseja é apenas ser real e fazer sentido; no mais, questione, enlouqueça, faça a lista do supermercado, ponha o cachorro para dentro, tome shots de tequila, escute vinícius, siga escrevendo lindamentre e lembre de que tudo isso sempre vale a pena!

    ResponderExcluir