quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Acordei hoje para um daqueles inacreditaveis dias que so' o verao pode produzir. Ceu azul, sem uma nuvem sequer, o sol ainda baixo batendo no mar, mar brilhando com a luz desse sol de verao, o verde das arvores ainda mais verde... Em suma, um dia daqueles que me fazem ter certeza de que Deus existe, pois so' uma forca divina pode juntar todos esses fatores de forma tao incrivel. Muitos riem de mim quando digo que na proxima vida quero ser uma gaivota, mas o que pode ser melhor para uma criatura como eu, que ama o mar e sente uma alegria enorme ao sentir a areia sob seus pes? Que privilegio e' morar no Rio, dar bom dia ao Cristo Redentor no caminho para o trabalho e, na volta para casa, mais uma vez agradece-lo por diariamente nos abencoar... Ainda bem que esse mesmo Deus, que cria dias como o de hoje, nos deu Vinicius de Moraes. E quem melhor que Vinicius (talvez Tom...) para escrever sobre esse estado de espirito que e' ser carioca... "...Um carioca que se preza nunca vai abdicar de sua cidadania. Ninguém é carioca em vão. Um carioca é um carioca. Ele não pode ser nem um pernambucano, nem um mineiro, nem um paulista, nem um baiano, nem um amazonense, nem um gaúcho. Enquanto que, inversamente, qualquer uma dessas cidadanias, sem diminuição de capacidade, pode transformar-se também em carioca; pois a verdade é que ser carioca é antes de mais nada um estado de espírito. Eu tenho visto muito homem do Norte, Centro e Sul do país acordar de repente carioca, porque se deixou envolver pelo clima da cidade e quando foi ver... kaput! Aí não há mais nada a fazer. Quando o sujeito dá por si está torcendo pelo Botafogo, está batendo samba em mesa de bar, está se arriscando no lotação a um deslocamento de retina em cima de Nélson Rodrigues, Antônio Maria, Rubem Braga ou Stanislaw Ponte Preta, está trabalhando em TV, está sintonizando para Elizete. Pois ser carioca, mais que ter nascido no Rio, é ter aderido à cidade e só se sentir completamente em casa, em meio à sua adorável desorganização. Ser carioca é não gostar de levantar cedo, mesmo tendo obrigatoriamente de fazê-lo; é amar a noite acima de todas as coisas, porque s noite induz ao bate-papo ágil e descontínuo; é trabalhar com um ar de ócio, com um olho no ofício e outro no telefone, de onde sempre pode surgir um programa; é ter como único programa o não tê-lo; é estar mais feliz de caixa baixa do que alta; é dar mais importância ao amor que ao dinheiro. Ser carioca é ser Di Cavalcanti." No fundo, acho que o estado de espirito esta dentro da gente. No Rio, em Sampa, NYC ou Lausanne, sao as coisas simples da vida que nos fazem feliz. Acho que vou decorar o texto do Vinicius e repeti-lo silenciosamente para mim mesmo em todos os dias que meu chefe estiver gritando comigo por algo que nao fiz, que o transito estiver enlouquecedor, que o inverno ja esteja parecendo interminavel com seus dias mais curtos e frio insuportavel, que minha lombar esteja doendo a ponto de me fazer andar como um soldadinho de chumbo, etc, etc... Nessa vida nao vim como gaivota, mas acho que Vinicius pode me ajudar a voar sobre o mar num dia de verao com mais frequencia.

2 comentários:

  1. Não poderia concordar mais com esse texto e com as suas conclusões! Ser carioca é estado de espírito, estilo de vida, porque o Rio é dessas cidades especiais que dita o seu ritmo e impregna com a sua beleza, e por mais cariocas incríveis que já tenha produzido, natos ou adotados, nenhum deles foi, é ou jamais será maior que o Rio. E digo isso enquanto pernambucana que, a despeito do orgulho, saudosismo, megalomania e bairrismo inerentes a todo pernambucano, tem verdadeiro amor por esta cidade, pelos amigos queridos que fiz, pelas vistas extasiantes, pelas praias, pelo charme, malemolência, ginga, despretensão, história, decadência, chiqueza, bohemia, biscoitos globo, Copacabana Palace, sorvete Itália, Morro da Urca, Antiquários, Farm, Postos 9, 10, 11, 12..., Ipanema, Isabela Capeto, Cervantes, Prainha, Shopping Leblon, Ensaio da Mangueira, Biquíni da Leny, Jobi, Santa Tereza, Gula Gula... enfim, por tudo o que só se pode ver, fazer e encontrar no Rio, inclusive, essa capacidade fantástica que toda carioca tem, e que amo, admiro, imito e aprecio, de se vestir para ir à praia e segurar o modelão pelo resto do dia, tudo o que apenas se encontra na única cidade das Américas a sediar uma corte europeia... Por isso que ser carioca é "carpe diem" no que há de melhor, e é de fato um estado de espírito que a gente escolhe vestir pela manhã, com charme e malandragem, mesmo que lá fora o dia esteja coberto de branco neve e que a temperatura tenha despencado muito abaixo de zero... Agora preciso ir porque você inspirou a minha manhã gelada, tô indo lá ser um pouquinho carioca ;)

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, vc tem o Rio e Vinicius de brinde, escute a "Mulher Carioca" dele.
    A saudades que tenho, nem é tanto do Brasil não, é da sua cultura e em especial estas músicas e sabedorias encantadoras. Agora a Beleza do Rio é com B maiúsculo!

    ResponderExcluir